De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a herança vem do legado da cultura transmitido por um grupo social de geração para geração. Vindo dessa razão, em destaque, o racismo estrutural representa um desafio significativo à valorização da herança africana. De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados mostram que a identificação com a população parda vem crescendo, onde mais de 90 milhões de brasileiros se declaram dessa raça, além do crescimento do grupo branco, que faz parte de 88 milhões de habitantes. Vale o destaque que o Brasil é de origem afrodescendente, onde muitos cidadãos pardos não se enxergam na cor negra.
Ademais, convém destacar as falhas estatais. Em suma, a Lei 10.639/03 é um marco legal que busca promover a valorização das matrizes africanas e a cultura afro-brasileira nas escolas, que formam a diversidade cultural brasileira, refletindo um avanço importante na luta por reconhecimento. Mesmo sendo existente, a lei é ineficaz em busca da real implementação nas instituições de ensino, visto que muitas escolas ainda não aplicam de forma adequada o ensino da história e cultura afro-brasileira. Essa ausência de efetividade revela a negligência do poder público em garantir uma educação antirracista e plural, capaz de desconstruir estereótipos e fortalecer o orgulho da identidade negra.
Portanto, entende-se que a valorização da herança africana é um obstáculo no sistema governamental, intrínseco de raízes culturais e governamentais. Logo, as Secretarias de Educação e as instituições de ensino, por participação de programas midiáticos de alta audiência, devem discutir e elucidar o assunto, com o objetivo de mostrar as principais sequelas do problema, desenvolvendo materiais didáticos, formando professores e criando programas de capacitação para a abordagem do tema. Promovendo a valorização e o entendimento das contribuições africanas para a formação da sociedade brasileira. Feito por esses pontos, a sociedade terá uma vida justa, como prevê a Constituição Federal.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: (1) coerência e fluidez: trechos como
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.