Primeiramente, destaca-se a influência da discriminação. Isso ocorre porque, historicamente, parte da população não recebeu a orientação adequada sobre essa causa social. O que contribui para a perpetuação do problema e para o reforço de estereótipos negativos ao sotaque e pela informalidade da fala. Essa situação pode gerar ansiedade, medo de falar em público e dificuldade de arrumar um trabalho para essas pessoas, que na maioria das vezes são de classe baixa. Com isso, percebe-se o quanto a sociedade precisa evoluir nesse aspecto.
Além disso, a presença da falta de investimento público agrava a situação. Tal realidade piora pelo descaso histórico dos governantes que não oferecem leis e projetos nas escolas mais eficazes para enfrentar esse desafio. Isso mostra como a falta de ação agrava ainda mais o preconceito e o desemprego, pelo padrão de um tipo certo de expressão, e atrasa possíveis soluções que revertam esse cenário.
Nesse sentido, o preconceito linguístico é um problema que exige atenção e formas eficazes. Para modificar esse contexto, é necessário que o governo implemente campanhas educativas, por meio das mídias sociais e televisão, para lutar contra a exclusão pela forma que os indivíduos falam. Assim, será possível busca-se promover mais justiça e um futuro equitativo para todos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros identificados: comp1: várias falhas de campo verbal (ex.: “O que demonstra” iniciação de oração sem sujeito claro; “pelas mídias sociais e televisão”). Sugestão: revisar concordância e regência: “Lei e políticas públicas”; “Isso demonstra a urgência de medidas efetivas.”; reescrever: “Para modificar esse contexto, o governo deve implementar campanhas educativas por meio de mídias sociais e da televisão.” comp2/comp3: falha na contextualização completa e desenvolvimento de tese; fortalecer com defesa clara e exemplos específicos (ex.: instituições que promovem treinamentos linguísticos). comp4: conectivos existem, mas a progressão é irregular; usar marcadores lógicos: “além disso”, “por outro lado”, “em síntese” para coesão. comp5: intervenção apresenta agente, ação, meio e finalidade, mas faltam detalhes operacionais (quem, quando, onde, metas mensuráveis). Sugestão: detalhar: agente: Ministério da Educação; ação: implementar programa de formação docente; meio: escolas públicas; finalidade: reduzir preconceito até 2027.
Para receber uma correção mais completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.