- 13 Mai 2022, 20:42
#92068
TEXTO I
Em defesa de espécies ameaçadas, ativistas dão argumentos a favor e contra os zoológicos
Apesar de controversos, aquários e zoológicos brasileiros reúnem mais de 75 mil animais, incluindo representantes das 1.173 espécies ameaçadas de extinção no país.
Com cerca de 75 mil animais em seus plantéis, as mais de 108 instituições zoológicas brasileiras são alvo de críticas de biólogos e ativistas que são contra o modelo. Juntos, zoológicos e aquários no Brasil atraem cerca de 20 milhões de visitantes por ano, mas não há consenso sobre o papel dessas instituições.
Pesquisadores que defendem a manutenção de zoológicos acreditam que essas instituições ajudam a conscientizar a população sobre a importância de preservar a biodiversidade, auxiliando inclusive na conservação de animais ameaçados. Já os críticos do modelo atual avaliam que as espécies na lista de risco do ICMBio não se beneficiam com a existência de zoológicos ou aquários.
Principais argumentos contra:
TEXTO II
TEXTO III
Você sabe qual é a diferença entre zoológico e santuário de animais?
Por mais que os dois existam para abrigar animais, zoológicos e santuários têm visões e formas diferentes de acolhimento e cuidado. Enquanto um existe com a finalidade de suprir uma curiosidade e viabilizar pesquisas, o outro visa cuidar e reintegrar animais resgatados.
Zoológicos
Os zoológicos são instituições que mantêm animais selvagens em cativeiro para exibição pública, com a finalidade de educação ambiental. Além disso, essas instituições atuam em frentes de conservação das espécies e pesquisa sobre biologia, fisiologia e comportamento animal, voltadas para sustentabilidade da fauna. Porém, segundo uma pesquisa feita em 2016 pelo IBAMA, dos 111 zoológicos existentes no Brasil, 77 eram inadequados.
Santuários
Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. Uma das características principais dos santuários é a criação de um habitat no qual os animais se sintam na natureza. O objetivo é que, ao final da reabilitação, o animal consiga conviver no ambiente externo de uma maneira mais natural e saudável.
TEXTO IV
Mas, afinal, os zoológicos são bons ou ruins?
Responder essa pergunta envolve muitas incógnitas. É preciso entender que essas instituições têm tanto seus benefícios quanto malefícios. Os zoológicos devem ser, acima de tudo, respeitosos e zelar pelo bem-estar animal. Por vezes, as notícias de maus tratos e abusos são as que mais recebem atenção na mídia, contribuindo para uma visão negativa. Como pudemos observar, os zoológicos não são de todo ruins.
Na opinião da veterinária da ONG Ampara Animal, a existência de profissionais extremamente capacitados nessas instituições e a proteção aos animais em extinção são dois pontos positivos. Para a pesquisadora do museu Emílio Goeldi, a possibilidade criar empatia pela proximidade com os animais é um grande benefício dos zoológicos.
A AZAB reforça que uma das premissas básicas dos zoológicos e aquários é “incentivar atitudes que contribuam com a conservação da biodiversidade, desestimulando atitudes, como caça, tráfico ilegal, poluição, atropelamentos e destruição de habitats”. A fim de exemplificar, o professor da UFOP cita três instituições notáveis que prezam o bem-estar animal: os zoológicos de Brasília, de Belo Horizonte e de São Paulo.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
- Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
- apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Em defesa de espécies ameaçadas, ativistas dão argumentos a favor e contra os zoológicos
Apesar de controversos, aquários e zoológicos brasileiros reúnem mais de 75 mil animais, incluindo representantes das 1.173 espécies ameaçadas de extinção no país.
Com cerca de 75 mil animais em seus plantéis, as mais de 108 instituições zoológicas brasileiras são alvo de críticas de biólogos e ativistas que são contra o modelo. Juntos, zoológicos e aquários no Brasil atraem cerca de 20 milhões de visitantes por ano, mas não há consenso sobre o papel dessas instituições.
Pesquisadores que defendem a manutenção de zoológicos acreditam que essas instituições ajudam a conscientizar a população sobre a importância de preservar a biodiversidade, auxiliando inclusive na conservação de animais ameaçados. Já os críticos do modelo atual avaliam que as espécies na lista de risco do ICMBio não se beneficiam com a existência de zoológicos ou aquários.
Principais argumentos contra:
- Manter animais selvagens enjaulados é crueldade
- Animais selvagens podem desenvolver neuroses e outras doenças em cativeiro
- Zoológicos e aquários muitas vezes mantêm animais exóticos em ambientes inadequados às necessidades de cada espécie
- Santuários ecológicos podem substituir zoológicos e educar sobre a importância de manter os animais em seus ambientes naturais
- Zoológicos e aquários têm função educativa e ajudam crianças e adultos a criarem consciência ambiental ao entrar em contato com os animais
- Animais resgatados ou aqueles que nascem em cativeiro muitas vezes não podem ser soltos na natureza
- A receita gerada com ingressos de visitantes financia também atividades de conservação, pesquisa e educação
- Muitos zoológicos têm programas específicos para promover a reprodução e manutenção de espécies ameaçadas de extinção
Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/desafio-n ... icos.ghtml
TEXTO II
TEXTO III
Você sabe qual é a diferença entre zoológico e santuário de animais?
Por mais que os dois existam para abrigar animais, zoológicos e santuários têm visões e formas diferentes de acolhimento e cuidado. Enquanto um existe com a finalidade de suprir uma curiosidade e viabilizar pesquisas, o outro visa cuidar e reintegrar animais resgatados.
Zoológicos
Os zoológicos são instituições que mantêm animais selvagens em cativeiro para exibição pública, com a finalidade de educação ambiental. Além disso, essas instituições atuam em frentes de conservação das espécies e pesquisa sobre biologia, fisiologia e comportamento animal, voltadas para sustentabilidade da fauna. Porém, segundo uma pesquisa feita em 2016 pelo IBAMA, dos 111 zoológicos existentes no Brasil, 77 eram inadequados.
Santuários
Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. Uma das características principais dos santuários é a criação de um habitat no qual os animais se sintam na natureza. O objetivo é que, ao final da reabilitação, o animal consiga conviver no ambiente externo de uma maneira mais natural e saudável.
Disponível em: https://mercyforanimals.org.br/blog/voc ... lgico-e-2/
TEXTO IV
Mas, afinal, os zoológicos são bons ou ruins?
Responder essa pergunta envolve muitas incógnitas. É preciso entender que essas instituições têm tanto seus benefícios quanto malefícios. Os zoológicos devem ser, acima de tudo, respeitosos e zelar pelo bem-estar animal. Por vezes, as notícias de maus tratos e abusos são as que mais recebem atenção na mídia, contribuindo para uma visão negativa. Como pudemos observar, os zoológicos não são de todo ruins.
Na opinião da veterinária da ONG Ampara Animal, a existência de profissionais extremamente capacitados nessas instituições e a proteção aos animais em extinção são dois pontos positivos. Para a pesquisadora do museu Emílio Goeldi, a possibilidade criar empatia pela proximidade com os animais é um grande benefício dos zoológicos.
A AZAB reforça que uma das premissas básicas dos zoológicos e aquários é “incentivar atitudes que contribuam com a conservação da biodiversidade, desestimulando atitudes, como caça, tráfico ilegal, poluição, atropelamentos e destruição de habitats”. A fim de exemplificar, o professor da UFOP cita três instituições notáveis que prezam o bem-estar animal: os zoológicos de Brasília, de Belo Horizonte e de São Paulo.
Disponível em: https://jornalismojunior.com.br/24439-2/
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Debate sobre os zoológicos: ambientes de preservação ou de desrespeito aos animais?” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
- 09 Dez 2022, 10:58
#106992
No Brasil existe uma lei vigente conhecida como Lei dos crimes ambientais, que prevê em seu art. 32, pena de 3 meses á um ano para quem abusar ou maltratar algum animal, podendo ocorrer acréscimo nesse tempo se o animal morrer.
Porém embora se trate de uma lei, esta mão é muito conhecida muito menos respeitada, visto que no território nacional há muitos zoológicos, mas a maioria encontra-se inadequada para abrigar os animais, necessitando que sejam fechados. Como exemplo disso, em 2014, o zoológico da cidade de Americana no Estado de São Paulo, foi denunciado por maus tratos quando os visitantes perceberam que os animais estavam raquíticos.
Além do cárcere, que por si só já é prejudicial, há que se falar também nas consequências dele aos animais. Pois o cativeiro gera aos primatas um comportamento completamente avesso ao normal, visto que com o cárcere muitos deles podem desenvolver compulsões, depressões, agressividade, estresse, etc. E todos esses fatores resultam na extinção das espécies, gerando uma perda imensa para o próprio zoológico, mas também para as pesquisas, projetos, prejudicando também todo o ecossistema.
Sendo assim, é clarividente a necessidade de investimento em projetos de fiscalização á proteção animal e porque não mencionar também a construção de santuários, para que todas as espécies possam ser visitadas, pesquisadas, mas também cuidadas, garantindo assim a preservação da fauna, do ecossistema e das pesquisas brasileiras e mundiais.
Porém embora se trate de uma lei, esta mão é muito conhecida muito menos respeitada, visto que no território nacional há muitos zoológicos, mas a maioria encontra-se inadequada para abrigar os animais, necessitando que sejam fechados. Como exemplo disso, em 2014, o zoológico da cidade de Americana no Estado de São Paulo, foi denunciado por maus tratos quando os visitantes perceberam que os animais estavam raquíticos.
Além do cárcere, que por si só já é prejudicial, há que se falar também nas consequências dele aos animais. Pois o cativeiro gera aos primatas um comportamento completamente avesso ao normal, visto que com o cárcere muitos deles podem desenvolver compulsões, depressões, agressividade, estresse, etc. E todos esses fatores resultam na extinção das espécies, gerando uma perda imensa para o próprio zoológico, mas também para as pesquisas, projetos, prejudicando também todo o ecossistema.
Sendo assim, é clarividente a necessidade de investimento em projetos de fiscalização á proteção animal e porque não mencionar também a construção de santuários, para que todas as espécies possam ser visitadas, pesquisadas, mas também cuidadas, garantindo assim a preservação da fauna, do ecossistema e das pesquisas brasileiras e mundiais.
- 18 Out 2024, 20:42
#135752
Sobretudo, de acordo com o Sociólogo Émile Durkheim descreveu a anomia social como um estado de desorganização dentro de uma sociedade em consonância com essa visão. O brasil atualmente enfrenta essa desordem evidenciada pelos desafios em questão de resgate e reabilitação de animais vítimas de maus tratos. Simultaneamente, os casos de crueldades aos animais ocorrem por todas as áreas brasileiras, destaca-se principalmente regiões de desigualdade social. Como exemplo dessa causas está por visto o filme "Procurando nemo", visto que apresenta cenas de maus-tratos aos animais marinhos.
Nesse sentido, é crucial que qualquer ato de maus-tratos seja formalmente denunciado às autoridades policiais. A ONG recomenda que, em casos de flagrante onde a vida do animal esteja em risco, se acione imediatamente a Polícia pelo 190 e permaneça no local até a resolução do problema. Dessa maneira, reforçam que a legislação brasileira, incluindo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) e o Decreto de Getúlio Vargas (Decreto 24645/34), classifica os maus-tratos como crime, prevendo penalidades severas para os infratores.
Ademas a (ONG SOS) Cidadania Animal. mostra o percentual de abandono de 55,9 milhões de cães e 25,6 milhões de gatos, em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Bem como consequências desses abandonos está a aptidão do animal seja física ou mental, a gravides não desejada pelos criadores onde leva-se ao abandono dos filhotes, ou até mesmo elevados custos médicos para cirurgias e remédios.
Portanto, logo assim, e dever primordial a presença governamental e militar nos locais de maior índices de crueldade. Com objetivo de conscientizar a sociedade de que e crime, o Estado deve promover palestras e campanhas nas ruas e escolas logo para alertar e denunciar as crueldade cometidas com os animais e que há vera penalidade.
Nesse sentido, é crucial que qualquer ato de maus-tratos seja formalmente denunciado às autoridades policiais. A ONG recomenda que, em casos de flagrante onde a vida do animal esteja em risco, se acione imediatamente a Polícia pelo 190 e permaneça no local até a resolução do problema. Dessa maneira, reforçam que a legislação brasileira, incluindo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) e o Decreto de Getúlio Vargas (Decreto 24645/34), classifica os maus-tratos como crime, prevendo penalidades severas para os infratores.
Ademas a (ONG SOS) Cidadania Animal. mostra o percentual de abandono de 55,9 milhões de cães e 25,6 milhões de gatos, em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Bem como consequências desses abandonos está a aptidão do animal seja física ou mental, a gravides não desejada pelos criadores onde leva-se ao abandono dos filhotes, ou até mesmo elevados custos médicos para cirurgias e remédios.
Portanto, logo assim, e dever primordial a presença governamental e militar nos locais de maior índices de crueldade. Com objetivo de conscientizar a sociedade de que e crime, o Estado deve promover palestras e campanhas nas ruas e escolas logo para alertar e denunciar as crueldade cometidas com os animais e que há vera penalidade.
- 18 Out 2024, 20:44
#135753
Sobretudo, de acordo com o Sociólogo Émile Durkheim descreveu a anomia social como um estado de desorganização dentro de uma sociedade em consonância com essa visão. O brasil atualmente enfrenta essa desordem evidenciada pelos desafios em questão de resgate e reabilitação de animais vítimas de maus tratos. Simultaneamente, os casos de crueldades aos animais ocorrem por todas as áreas brasileiras, destaca-se principalmente regiões de desigualdade social. Como exemplo dessa causas está por visto o filme "Procurando nemo", visto que apresenta cenas de maus-tratos aos animais marinhos.
Nesse sentido, é crucial que qualquer ato de maus-tratos seja formalmente denunciado às autoridades policiais. A ONG recomenda que, em casos de flagrante onde a vida do animal esteja em risco, se acione imediatamente a Polícia pelo 190 e permaneça no local até a resolução do problema. Dessa maneira, reforçam que a legislação brasileira, incluindo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) e o Decreto de Getúlio Vargas (Decreto 24645/34), classifica os maus-tratos como crime, prevendo penalidades severas para os infratores.
Ademas a (ONG SOS) Cidadania Animal. mostra o percentual de abandono de 55,9 milhões de cães e 25,6 milhões de gatos, em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Bem como consequências desses abandonos está a aptidão do animal seja física ou mental, a gravides não desejada pelos criadores onde leva-se ao abandono dos filhotes, ou até mesmo elevados custos médicos para cirurgias e remédios.
Portanto, logo assim, e dever primordial a presença governamental e militar nos locais de maior índices de crueldade. Com objetivo de conscientizar a sociedade de que e crime, o Estado deve promover palestras e campanhas nas ruas e escolas logo para alertar e denunciar as crueldade cometidas com os animais e que há vera penalidade.
Nesse sentido, é crucial que qualquer ato de maus-tratos seja formalmente denunciado às autoridades policiais. A ONG recomenda que, em casos de flagrante onde a vida do animal esteja em risco, se acione imediatamente a Polícia pelo 190 e permaneça no local até a resolução do problema. Dessa maneira, reforçam que a legislação brasileira, incluindo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) e o Decreto de Getúlio Vargas (Decreto 24645/34), classifica os maus-tratos como crime, prevendo penalidades severas para os infratores.
Ademas a (ONG SOS) Cidadania Animal. mostra o percentual de abandono de 55,9 milhões de cães e 25,6 milhões de gatos, em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Bem como consequências desses abandonos está a aptidão do animal seja física ou mental, a gravides não desejada pelos criadores onde leva-se ao abandono dos filhotes, ou até mesmo elevados custos médicos para cirurgias e remédios.
Portanto, logo assim, e dever primordial a presença governamental e militar nos locais de maior índices de crueldade. Com objetivo de conscientizar a sociedade de que e crime, o Estado deve promover palestras e campanhas nas ruas e escolas logo para alertar e denunciar as crueldade cometidas com os animais e que há vera penalidade.