- 25 Set 2022, 14:14
#99760
Como manter animais em ambiente de preservação, respeitando sua natureza? Assunto muito diversificado no mundo já que a própria cultura de cada país traz diferentes visões sobre o assunto. Na Espanha ainda hoje as touradas são protegidas pela constituição espanhola como parte do patrimônio cultural do país. Na Tailândia a Rinha de Galo é legal e movimenta valores milionários. Aqui no Brasil, até 2005, era permitido o uso de animais domésticos e silvestres em espetáculos circenses. Mas, e nos Zoológicos? Vantagem ou desvantagem para os animais?
A visão sobre estes espetáculos envolvendo animais tem mudado. O movimento contra as touradas na Espanha tem ganhado força com os grupos de direitos dos animais citados pelo Ministério da Cultura Espanhola. No Brasil, a Lei 4.787/13, determina: “Ficam proibidas no território do estado a apresentação, a manutenção e a utilização de animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, em espetáculos circenses”. E a justificativa para a oposição é bem simples: animais são tirados precocemente de seu habitat e do convívio familiar para serem usados como meio de entretenimento e lucro. Nesse meio, acumulam traumas em decorrência da privação, ausência de contato familiar e treinamento severo.
Ao reunir pessoas e animais, os Zoológicos podem, e deveriam educar o público e estimular a apreciação dos animais. Essa exposição e educação motivam as pessoas a proteger os animais. Mas até que ponto esta proteção e educação ambiental é positiva para os animais? Filhotes de animais trazem visitantes e dinheiro, mas esse incentivo para criar novos filhotes de animais leva à superpopulação. Os animais excedentes são vendidos não apenas a outros zoológicos, mas também a circos clandestinos e até mesmo para o abate. Então onde mais seria possível manter espécies ameaçadas de extinção e maus tratos, em um ambiente seguro, protegidas de caçadores furtivos, perda de habitat, fome e predadores?
Dados o exposto o melhor lugar para os animais, e aqui estou me referindo apenas a eles mesmo, seriam os Santuários , locais sem fins lucrativos onde animais são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração em circos ou no tráfico. Eles são tratados e, na maioria dos casos, reintroduzidos na natureza. Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. São exemplos, o Santuário das Fadas que fica em Teresópolis, Rio de Janeiro, e cuida principalmente de animais de fazenda que sofreram com maus tratos, negligência e abuso, e o Santuário Terra dos Bichos, uma ONG que abriga cerca de 400 animais de 15 espécies diferentes retirados de maus tratos. Lá você encontra 96 porcos dos resgates do acidente do Rodoanel – SP / Diadema.
A visão sobre estes espetáculos envolvendo animais tem mudado. O movimento contra as touradas na Espanha tem ganhado força com os grupos de direitos dos animais citados pelo Ministério da Cultura Espanhola. No Brasil, a Lei 4.787/13, determina: “Ficam proibidas no território do estado a apresentação, a manutenção e a utilização de animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, em espetáculos circenses”. E a justificativa para a oposição é bem simples: animais são tirados precocemente de seu habitat e do convívio familiar para serem usados como meio de entretenimento e lucro. Nesse meio, acumulam traumas em decorrência da privação, ausência de contato familiar e treinamento severo.
Ao reunir pessoas e animais, os Zoológicos podem, e deveriam educar o público e estimular a apreciação dos animais. Essa exposição e educação motivam as pessoas a proteger os animais. Mas até que ponto esta proteção e educação ambiental é positiva para os animais? Filhotes de animais trazem visitantes e dinheiro, mas esse incentivo para criar novos filhotes de animais leva à superpopulação. Os animais excedentes são vendidos não apenas a outros zoológicos, mas também a circos clandestinos e até mesmo para o abate. Então onde mais seria possível manter espécies ameaçadas de extinção e maus tratos, em um ambiente seguro, protegidas de caçadores furtivos, perda de habitat, fome e predadores?
Dados o exposto o melhor lugar para os animais, e aqui estou me referindo apenas a eles mesmo, seriam os Santuários , locais sem fins lucrativos onde animais são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração em circos ou no tráfico. Eles são tratados e, na maioria dos casos, reintroduzidos na natureza. Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. São exemplos, o Santuário das Fadas que fica em Teresópolis, Rio de Janeiro, e cuida principalmente de animais de fazenda que sofreram com maus tratos, negligência e abuso, e o Santuário Terra dos Bichos, uma ONG que abriga cerca de 400 animais de 15 espécies diferentes retirados de maus tratos. Lá você encontra 96 porcos dos resgates do acidente do Rodoanel – SP / Diadema.
- 03 Out 2022, 11:49
#100154
bom dia, @GPCM,
Li seu texto e a correção com base no Enem. Pelo que eu entendi, através do seu texto, que você não sabe como é a estrutura que o enem procura. Logo, vou tentar exemplificar para você como funciona cada parágrafo e tópicos frasais, para que nas próximas redações você consiga escrever sozinho a redação.
Antes de tudo, é visível que você sabe que o ideal é que a redação contenha os 4 parágrafos, mas vejo que ainda não entendeu a função de cada um. INTRODUÇÃO, falar superficialmente o que será tratado nos desenvolvimentos. DESENVOLVIMENTOS, argumentar sua posição mediante ao tema. CONCLUSÃO, solucionar os problemas abordados durante o texto. Agora vamos para o texto.
...................................................................................................................................
INTRODUÇÃO:
Como manter animais em ambiente de preservação, respeitando sua natureza? (1-Assunto muito diversificado no mundo já que a própria cultura de cada país traz diferentes visões sobre o assunto. Na Espanha ainda hoje as touradas são protegidas pela constituição espanhola como parte do patrimônio cultural do país, Na Tailândia a Rinha de Galo é legal e movimenta valores milionários. Aqui no Brasil, até 2005, era permitido o uso de animais domésticos e silvestres em espetáculos circenses.) Mas, e nos Zoológicos? Vantagem ou desvantagem para os animais?
obs, D1:
-{1}: dentro dessas chaves, você só disse ao leitor que cada país possui um determinada cultura, Aqui não há traços de argumentação e sim de exposição, pois aqui você só disse, não mostrou se você concorda ou não com os zoológicos.
Bom, uma forma de trazer argumentação a esse período do texto é se fazer a seguinte pergunta: Você concorda com a existência de zoológicos? traz benefícios aos animais? A partir das respostas é que vamos dar início a redação. Aqui está um exemplo.
Começarei a minha introdução com um dado que você mesma falou.
* No Brasil, segundo dados divulgados pela rede televisiva Globo, no ano de 2005, revelou que a partir do mesmo ano estaria proibida o uso de animais silvestre nos espetáculos circenses, o qual deu início a garantia dos direitos dos animais.
Agora respondendo a questão anterior, eu acho que os zoológicos atuais, não são saudáveis aos animais e que os prejuízos são maiores que os benefícios nesse sistema. Coloco um conectivo, contrapondo o o que foi dito anteriormente e cito os dois problemas que serão discutidos nos desenvolvimentos,
* Entretanto, mesmo com proibição da exposição de animais nos circos, atualmente, ainda ocorre o espetáculo de animais nos zoológicos, os quais em sua maioria não são respeitados, sendo suscetíveis a diversas consequências negativas, como a traumas em decorrência a privação do ambiente natural também, são submetidos a treinamentos severos.
Depois, uso NOVAMENTE um conectivo e finalizo dizendo que é necessário uma intervenção na problemática.
* Logo, medidas são necessárias para mitigar o problema em questão.
Por fim ele ficará assim:
No Brasil, segundo dados divulgados pela rede televisiva Globo, no ano de 2005, revelou que a partir do mesmo ano estaria proibida o uso de animais silvestre nos espetáculos circenses, o qual deu início a garantia dos direitos dos animais. Entretanto, mesmo com proibição da exposição de animais nos circos, atualmente, ainda ocorre o espetáculo de animais nos zoológicos, os quais em sua maioria não são respeitados, sendo suscetíveis a diversas consequências negativas, como a traumas em decorrência da privação do ambiente natural e, também, são submetidos a treinamentos severos. Logo, medidas são necessárias para mitigar o problema em questão.
...................................................................................................................................
DESENVOLVIMENTO 1:
A visão sobre estes espetáculos envolvendo animais tem mudado. (2-0 movimento contra as touradas na Espanha tem ganhado força com os grupos de direitos dos animais citados pelo Ministério da Cultura Espanhola.) (3- No Brasil, a Lei 4.787/13, determina: "Ficam proibidas no território do estado a apresentação, a manutenção e a utilização de animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, em espetáculos circenses"). (4- E a justificativa para a oposição é bem simples: animais são tirados precocemente de seu habitat e do convívio familiar para serem usados como meio de entretenimento e lucro. Nesse meio, acumulam traumas em decorrência da privação, ausência de contato familiar e treinamento severo.)
obs, D1:
-{2}: Isso ocorre em outro país. Procure citar exemplo de fatos que ocorrem atualmente. Mas um dado já é o suficiente para o parágrafo;
-(3): você já utilizou esse dado na introdução;
-(4): Do seu parágrafo inteiro somente aqui vejo alguns traços de argumentação, mas em sua maioria ele é expositiva. Como está fazendo o 8° ano, peça aos professores responsáveis que explique a diferença entre o modelo argumentativo do expositivo, pois será de grande proveito, ou faça algumas pesquisas na internet e, assim, irá entender melhor essa parte. Agora vamos para o processo de escrita do seu desenvolvimento:
Diferentemente da introdução, o desenvolvimento é separado em 4 tópicos frasais, isso vale para o desenvolvimento 2 também, os quais possuem funções diferentes, que são: INTRODUÇÃO, COMPROVAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO e o de FINALIZAÇÃO. Os nomes já são autoexplicativos, mas vamos separar por partes. Antes, lembrando que o que vamos discutir aqui é o desenvolvimento de traumas que esses animais possuem nesses ambientes.
Introdução: Começamos com um conectivo de iniciação, ai falamos qual o problema que será discutido nesse parágrafo.
*Diante desse cenário, é visível que a privação do animal, em zoológicos, de seu lugar de origem, promove traumas nesses seres.
Comprovação: Agora é que vamos colocar um repertório sociocultural, sendo necessário a fonte e a data da pesquisa, e sempre lembrando do conectivo.
* Prova disso, segundo a bióloga Marcela Godoy, em uma de suas entrevista para o G1, no ano de 2019, mostrou que manter a espécie em cativeiro, pode gerar problemas psicológicos, como a depressão, afetando, o seu bem-estar.
Argumentação: Chegou a hora de argumentar e deixar claro ao corretor a sua posição quanto ao problema, e novamente não esquecer ......... conectivo!
* Nesse sentido, a forma como esses animais são tirados de sua família e introduzido em locais, muitas das vezes, despreparados para a promoção de uma boa qualidade de vida, como as jaulas, faz com que seu desenvolvimento cognitivo e motor, infelizmente, sejam prejudicados, os levando à depressão e, até mesmo, à morte.
Finalização: agora é só fechar o parágrafo e falar que esse problema deve ser solucionado, e sempre colocando um conectivo.
* Com isso, é imprescindível que medidas são necessárias para frear tais consequências no país.
Por fim ele ficará assim:
Diante desse cenário, é visível que a privação do animal, em zoológicos, de seu lugar de origem, promove traumas nesses seres. Prova disso, segundo a bióloga Marcela Godoy, em uma de suas entrevista para o G1, no ano de 2019, mostrou que manter a espécie em cativeiro, pode gerar problemas psicológicos, como a depressão, afetando, o seu bem-estar. Nesse sentido, a forma como esses animais são tirados de sua família e introduzido em locais, muitas das vezes, despreparados para a promoção de uma boa qualidade de vida, como as jaulas, faz com que seu desenvolvimento cognitivo e motor, infelizmente, sejam prejudicados, os levando à depressão e, até mesmo, à morte. Com isso, é imprescindível que medidas são necessárias para frear tais consequências no país.
...................................................................................................................................
DESENVOLVIMENTO 2:
Ao reunir pessoas e animais, os Zoológicos podem, e deveriam educar o público e estimular a apreciação dos animais. Essa exposição e educação motivam as pessoas a proteger os animais. (5 Mas até que ponto esta proteção e educação ambiental é positiva para os animais?) Filhotes de animais trazem visitantes e dinheiro, mas esse incentivo para criar novos filhotes de animais leva à superpopulação. Os animais excedentes são vendidos não apenas a outros zoológicos, mas também a circos clandestinos e até mesmo para o abate. {5- Então onde mais seria possível manter espécies ameaçadas de extinção e maus tratos, em um ambiente seguro, protegidas de caçadores furtivos, perda de habitat, fome e predadores?}
obs, d2:
-{5}: As perguntas não são bem vindas nos desenvolvimentos, principalmente no dois, pois espera-se que você responda a essas questões e não somente as faças. Ao invés de realizar esses questionários, discuta e argumente sobre a outra consequência que eu falei lá na introdução, sobre os treinamentos severos.
Vou deixar para você fazer o desenvolvimento dois, como uma forma de exercitar o que foi aprendido com o d1.
...................................................................................................................................
CONCLUSÃO:
Dados o exposto o melhor lugar para os animais, e aqui estou me referindo apenas a eles mesmo, seriam os Santuários, locais sem fins lucrativos onde animais são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração em circos ou no tráfico. Eles são tratados e, na maioria dos casos, reintroduzidos na natureza. Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. São exemplos, o Santuário das Fadas que fica em Teresópolis, Rio de Janeiro, e cuida principalmente de animais de fazenda que sofreram com maus tratos, negligência e abuso, e o Santuário Terra dos Bichos, uma ONG que abriga cerca de 400 animais de 15 espécies diferentes retirados de maus tratos. Lá você encontra 96 porcos dos resgates do acidente do Rodoanel - SP/ Diadema.
aqui você somente expôs um modo de como é aplicado, mas não destrinchou como ele é feito. Logo, vou deixar um vídeo que te auxiliará nesse processo.
Espero ter ajudado. Abraços!
CONCLUSÃO:
PLAYLIST COMPLETA:
Li seu texto e a correção com base no Enem. Pelo que eu entendi, através do seu texto, que você não sabe como é a estrutura que o enem procura. Logo, vou tentar exemplificar para você como funciona cada parágrafo e tópicos frasais, para que nas próximas redações você consiga escrever sozinho a redação.
Antes de tudo, é visível que você sabe que o ideal é que a redação contenha os 4 parágrafos, mas vejo que ainda não entendeu a função de cada um. INTRODUÇÃO, falar superficialmente o que será tratado nos desenvolvimentos. DESENVOLVIMENTOS, argumentar sua posição mediante ao tema. CONCLUSÃO, solucionar os problemas abordados durante o texto. Agora vamos para o texto.
...................................................................................................................................
INTRODUÇÃO:
Como manter animais em ambiente de preservação, respeitando sua natureza? (1-Assunto muito diversificado no mundo já que a própria cultura de cada país traz diferentes visões sobre o assunto. Na Espanha ainda hoje as touradas são protegidas pela constituição espanhola como parte do patrimônio cultural do país, Na Tailândia a Rinha de Galo é legal e movimenta valores milionários. Aqui no Brasil, até 2005, era permitido o uso de animais domésticos e silvestres em espetáculos circenses.) Mas, e nos Zoológicos? Vantagem ou desvantagem para os animais?
obs, D1:
-{1}: dentro dessas chaves, você só disse ao leitor que cada país possui um determinada cultura, Aqui não há traços de argumentação e sim de exposição, pois aqui você só disse, não mostrou se você concorda ou não com os zoológicos.
Bom, uma forma de trazer argumentação a esse período do texto é se fazer a seguinte pergunta: Você concorda com a existência de zoológicos? traz benefícios aos animais? A partir das respostas é que vamos dar início a redação. Aqui está um exemplo.
Começarei a minha introdução com um dado que você mesma falou.
* No Brasil, segundo dados divulgados pela rede televisiva Globo, no ano de 2005, revelou que a partir do mesmo ano estaria proibida o uso de animais silvestre nos espetáculos circenses, o qual deu início a garantia dos direitos dos animais.
Agora respondendo a questão anterior, eu acho que os zoológicos atuais, não são saudáveis aos animais e que os prejuízos são maiores que os benefícios nesse sistema. Coloco um conectivo, contrapondo o o que foi dito anteriormente e cito os dois problemas que serão discutidos nos desenvolvimentos,
* Entretanto, mesmo com proibição da exposição de animais nos circos, atualmente, ainda ocorre o espetáculo de animais nos zoológicos, os quais em sua maioria não são respeitados, sendo suscetíveis a diversas consequências negativas, como a traumas em decorrência a privação do ambiente natural também, são submetidos a treinamentos severos.
Depois, uso NOVAMENTE um conectivo e finalizo dizendo que é necessário uma intervenção na problemática.
* Logo, medidas são necessárias para mitigar o problema em questão.
Por fim ele ficará assim:
No Brasil, segundo dados divulgados pela rede televisiva Globo, no ano de 2005, revelou que a partir do mesmo ano estaria proibida o uso de animais silvestre nos espetáculos circenses, o qual deu início a garantia dos direitos dos animais. Entretanto, mesmo com proibição da exposição de animais nos circos, atualmente, ainda ocorre o espetáculo de animais nos zoológicos, os quais em sua maioria não são respeitados, sendo suscetíveis a diversas consequências negativas, como a traumas em decorrência da privação do ambiente natural e, também, são submetidos a treinamentos severos. Logo, medidas são necessárias para mitigar o problema em questão.
...................................................................................................................................
DESENVOLVIMENTO 1:
A visão sobre estes espetáculos envolvendo animais tem mudado. (2-0 movimento contra as touradas na Espanha tem ganhado força com os grupos de direitos dos animais citados pelo Ministério da Cultura Espanhola.) (3- No Brasil, a Lei 4.787/13, determina: "Ficam proibidas no território do estado a apresentação, a manutenção e a utilização de animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, em espetáculos circenses"). (4- E a justificativa para a oposição é bem simples: animais são tirados precocemente de seu habitat e do convívio familiar para serem usados como meio de entretenimento e lucro. Nesse meio, acumulam traumas em decorrência da privação, ausência de contato familiar e treinamento severo.)
obs, D1:
-{2}: Isso ocorre em outro país. Procure citar exemplo de fatos que ocorrem atualmente. Mas um dado já é o suficiente para o parágrafo;
-(3): você já utilizou esse dado na introdução;
-(4): Do seu parágrafo inteiro somente aqui vejo alguns traços de argumentação, mas em sua maioria ele é expositiva. Como está fazendo o 8° ano, peça aos professores responsáveis que explique a diferença entre o modelo argumentativo do expositivo, pois será de grande proveito, ou faça algumas pesquisas na internet e, assim, irá entender melhor essa parte. Agora vamos para o processo de escrita do seu desenvolvimento:
Diferentemente da introdução, o desenvolvimento é separado em 4 tópicos frasais, isso vale para o desenvolvimento 2 também, os quais possuem funções diferentes, que são: INTRODUÇÃO, COMPROVAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO e o de FINALIZAÇÃO. Os nomes já são autoexplicativos, mas vamos separar por partes. Antes, lembrando que o que vamos discutir aqui é o desenvolvimento de traumas que esses animais possuem nesses ambientes.
Introdução: Começamos com um conectivo de iniciação, ai falamos qual o problema que será discutido nesse parágrafo.
*Diante desse cenário, é visível que a privação do animal, em zoológicos, de seu lugar de origem, promove traumas nesses seres.
Comprovação: Agora é que vamos colocar um repertório sociocultural, sendo necessário a fonte e a data da pesquisa, e sempre lembrando do conectivo.
* Prova disso, segundo a bióloga Marcela Godoy, em uma de suas entrevista para o G1, no ano de 2019, mostrou que manter a espécie em cativeiro, pode gerar problemas psicológicos, como a depressão, afetando, o seu bem-estar.
Argumentação: Chegou a hora de argumentar e deixar claro ao corretor a sua posição quanto ao problema, e novamente não esquecer ......... conectivo!
* Nesse sentido, a forma como esses animais são tirados de sua família e introduzido em locais, muitas das vezes, despreparados para a promoção de uma boa qualidade de vida, como as jaulas, faz com que seu desenvolvimento cognitivo e motor, infelizmente, sejam prejudicados, os levando à depressão e, até mesmo, à morte.
Finalização: agora é só fechar o parágrafo e falar que esse problema deve ser solucionado, e sempre colocando um conectivo.
* Com isso, é imprescindível que medidas são necessárias para frear tais consequências no país.
Por fim ele ficará assim:
Diante desse cenário, é visível que a privação do animal, em zoológicos, de seu lugar de origem, promove traumas nesses seres. Prova disso, segundo a bióloga Marcela Godoy, em uma de suas entrevista para o G1, no ano de 2019, mostrou que manter a espécie em cativeiro, pode gerar problemas psicológicos, como a depressão, afetando, o seu bem-estar. Nesse sentido, a forma como esses animais são tirados de sua família e introduzido em locais, muitas das vezes, despreparados para a promoção de uma boa qualidade de vida, como as jaulas, faz com que seu desenvolvimento cognitivo e motor, infelizmente, sejam prejudicados, os levando à depressão e, até mesmo, à morte. Com isso, é imprescindível que medidas são necessárias para frear tais consequências no país.
...................................................................................................................................
DESENVOLVIMENTO 2:
Ao reunir pessoas e animais, os Zoológicos podem, e deveriam educar o público e estimular a apreciação dos animais. Essa exposição e educação motivam as pessoas a proteger os animais. (5 Mas até que ponto esta proteção e educação ambiental é positiva para os animais?) Filhotes de animais trazem visitantes e dinheiro, mas esse incentivo para criar novos filhotes de animais leva à superpopulação. Os animais excedentes são vendidos não apenas a outros zoológicos, mas também a circos clandestinos e até mesmo para o abate. {5- Então onde mais seria possível manter espécies ameaçadas de extinção e maus tratos, em um ambiente seguro, protegidas de caçadores furtivos, perda de habitat, fome e predadores?}
obs, d2:
-{5}: As perguntas não são bem vindas nos desenvolvimentos, principalmente no dois, pois espera-se que você responda a essas questões e não somente as faças. Ao invés de realizar esses questionários, discuta e argumente sobre a outra consequência que eu falei lá na introdução, sobre os treinamentos severos.
Vou deixar para você fazer o desenvolvimento dois, como uma forma de exercitar o que foi aprendido com o d1.
...................................................................................................................................
CONCLUSÃO:
Dados o exposto o melhor lugar para os animais, e aqui estou me referindo apenas a eles mesmo, seriam os Santuários, locais sem fins lucrativos onde animais são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração em circos ou no tráfico. Eles são tratados e, na maioria dos casos, reintroduzidos na natureza. Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. São exemplos, o Santuário das Fadas que fica em Teresópolis, Rio de Janeiro, e cuida principalmente de animais de fazenda que sofreram com maus tratos, negligência e abuso, e o Santuário Terra dos Bichos, uma ONG que abriga cerca de 400 animais de 15 espécies diferentes retirados de maus tratos. Lá você encontra 96 porcos dos resgates do acidente do Rodoanel - SP/ Diadema.
aqui você somente expôs um modo de como é aplicado, mas não destrinchou como ele é feito. Logo, vou deixar um vídeo que te auxiliará nesse processo.
Espero ter ajudado. Abraços!
CONCLUSÃO:
PLAYLIST COMPLETA:
Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤