Nesse sentido, o descaso estatal tem relevância sobre as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. Segundo a obra "cidadão de papel" de Gilberto Dimenstein, o jornalista defende que os direitos são apenas no papel e não na prática. Pois, sem ajuda e com essa negligência governamental do nosso país muitos idosos acabam sofrendo com as desigualdades sociais, muitas vezes negligenciados sem seus direitos assegurados. Vale também ressaltar que nem todos têm recursos à disposição em seus bairros ou até mesmo na cidade, deixando de lado uma vida saudável e diminuindo a perspectiva.
Ademais, a omissão escolar é um desafio na perspectiva do envelhecimento na sociedade brasileira. Paulo Freire, fala em sua teoria que a escola deve promover uma educação libertadora para criar cidadãos detentores de uma visão ampliada acerca do mundo. Porém, o ensino educacional vai contramão com o que o filósofo diz. Uma vez em que a educação nas escolas ensinam conteúdos memorizadores com o foco no ensino curricular, em vez de um ensino mais crítico o que tange a perspectiva acerca do envelhecimento da sociedade brasileira. O que cria pessoas com mentes fechadas prejudicando o futuro das gerações e por consequência indivíduos preconceituosos.
Portanto, cabe ao Estado-provedor do bem estar físico e social em parceria com o Ministério da Saúde fazer campanhas mostrando a importância do tema, Eduardo uma parte do PIB para verbas para recursos em pequenos bairros. Educação-responsável por ensinar e formar cidadãos, cabe a eles inovar uma nova forma de ensino, dando cursos especializados para professores para trazer assuntos como esse no cotidiano escolar. Assim, acabando com as desigualdades e preconceitos teremos um país mais justo igualitário.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros estruturais/gramaticais: concordância verbal incorreta (“perspectivas ... é”), uso inadequado de vocábulos (“acomodação social” mal aplicado), pontuação e repetições desnecessárias (“educação educacional”). Sugestões: revisar concordância e termos: “as perspectivas sobre o envelhecimento são...”; evitar neologismos dúbios. Conexões: utilize conectivos mais precisos para manter coesão (Além disso, Ademais, Em contraste). Proposta de intervenção: detalhe os quatro elementos (agente, ação, meio, finalidade) com exemplos práticos e metas mensuráveis, por exemplo: “agente: Estado; ação: criar programa de prevenção; meio: orçamento específico; finalidade: reduzir desigualdades no acesso a serviços de envelhecimento ativo”.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.