Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Durante o período colonial brasileiro, apenas os homens brancos proprietários de terras detinham o direito à cidadania. Nessa perspectiva, no Brasil contemporâneo, embora todos os indivíduos sejam considerados cidadãos perante a lei, na prática é diferente, visto que há uma parcela da população excluída, a qual, por não ter registro civil, passa a ser invisível para o Estado e para a sociedade. Assim, fatores como a falta de debates a respeito da temática e a desigualdade social se configuram como causas desse grave problema.

De início, vale ressaltar a falta de debates como causadora do impasse. Conforme o filósofo Habermas, "a linguagem é uma verdadeira forma de ação". Nesse sentido, nota-se que a questão do registro civil não é amplamente discutida na sociedade, o que acarreta a falta de conhecimento acerca da temática e sua importância na sociedade atual. Logo, a persistência desse silenciamento dificulta a resolução da problemática e contribui com a invisibilidade e exclusão dos envolvidos.

Outrossim, cabe analisar a desigualdade social como outra forte causa da controvérsia. Sobre isso, no livro "Vidas Secas", do escritor brasileiro Graciliano Ramos, é retratada a realidade de uma família de retirantes vítima da pobreza e da exclusão social. Fora da obra, no contexto brasileiro atual, indivíduos em situação similar à das personagens do livro terão em mente, primeiramente, a preocupação com suas condições básicas de sobrevivência, o que acaba por tornar a questão do registro civil um assunto de importância secundária na vida dessas pessoas. Desse modo, a permanência dessa desigualdade acentua ainda mais a exclusão e a invisibilidade presentes no cenário.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe à mídia, por meio de campanhas nos meios de comunicação em massa, promover a questão do registro civil, com enfoque na importância da documentação para a vida no Brasil. Essa medida terá como finalidade tornar o conhecimento acerca dessa temática mais debatidos na sociedade brasileira. Ademais, cabe ao Governo Federal, mediante políticas públicas, amplificar as medidas de combate à pobreza e à exclusão, de modo a reduzir a invisibilidade dos grupos de pessoas sem documentação. Dessa maneira, um passo colossal será dado rumo ao progresso da nação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Odailson
Redação simplesmente impecável, só acho que mídia, por mais que ela seja umas das maiores influenciadores de opiniões, é dever estatal promover soluções para essa problemática juntamente com o Ministério da Cidadania (MC). Parabéns, só ativei meu senso crítico, de verdade, parabéns. 🥳😁
0
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
Usamos os mesmo argumentos (com outras palavras, mas as mesmas ideias), @Anna1. Hahaha! Fico feliz em saber que mais alguém pensou como eu nessa prova problemática. Parabéns pelo texto e um excelente segundo dia. ;)
0
Por RubiArtes
@eurodrigo, se puder dá uma olhada na minha e corrige por favor. Grata.
0
Por Odailson
@eurodrigo Queria analisar sua redação também, caso queira, me marca lá. 😁
0
Por Anna1
Odailson escreveu:Redação simplesmente impecável, só acho que mídia, por mais que ela seja umas das maiores influenciadores de opiniões, é dever estatal promover soluções para essa problemática juntamente com o Ministério da Cidadania (MC). Parabéns, só ativei meu senso crítico, de verdade, parabéns. 🥳😁
Obrigada pelo comentário! Eu tive que escrever a conclusão correndo (porque perdi um tempão só pensando no que escrever na redação) kkkk coloquei o primeiro órgão que veio a minha mente, que seria pertinente ao tema. obrigadaa
0
Por Anna1
eurodrigo escreveu:Usamos os mesmo argumentos (com outras palavras, mas as mesmas ideias), @Anna1. Hahaha! Fico feliz em saber que mais alguém pensou como eu nessa prova problemática. Parabéns pelo texto e um excelente segundo dia. ;)
Olha só rsrs Também fico feliz em saber disso :D Obrigada, para você também!
0
Por xIsabellasz
Achei a redação excelente, gostei dos reportórios socioculturais que você citou, mas percebi repetições de algumas palavras, como por exemplo "sociedade". Parabéns pela redação! ;)
0
Por xIsabellasz
Se vcs tiverem um tempinho, por favor, corrigem minha redação tbm. Desde já agradeço!☺️
0

No filme "101 dálmatas", a vilã Cruella […]

Desigualdade social

Na série da princesinha Sofia, aborda muito a desi[…]

Na sociedade contemporânea, observa-se o quanto os[…]

Conforme análise de Platão na obra "A Repúbli[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.